Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2008

AS ESTAÇOES DO ANO



O período de um ano é marcado por modificações climáticas que ocorrem periodicamente. Tais modificações não ocorrem por acaso, elas são causadas pela inclinação da Terra (cerca de 23º) em relação ao Sol que permite o recebimento de irradiação solar em uma região e a ausência da mesma em outro local. Essas modificações ocorrem sempre no mesmo período do ano, mas são definidas a partir dos fenômenos solstício e equinócio.

O solstício ocorre quando a Terra se afasta da linha do equador enquanto o equinócio é um momento em que o Sol cruza a linha do equador. Essas mudanças recebem uma nomenclatura respectiva de acordo com o seu período: primavera, verão, outono e inverno.

O verão que se inicia em dezembro e finda em março marca o período mais quente e longo do ano. Apesar de ser um período quente, o verão também é marcado por intensas chuvas, pois por causa do calor há maior evaporação de água e a formação de nuvens.

O outono se inicia ao término do verão em março e termina em junho. Esse período marca a transição entre o período quente do verão e o período frio do inverno. A característica marcante do outono é o amarelar e a queda das folhas e dos frutos nas árvores.

O inverno se inicia após o outono em junho e termina em setembro. Sua característica marcante é o frio e a chegada da noite mais rápida, pois os dias são mais curtos nesse período e em algumas regiões ainda pode-se visualizar neve.

A primavera se inicia ao final do inverno em setembro e termina com a chegada do verão em dezembro. Esse período é caracterizado pelo retorno dos dias longos com clima ameno, ou seja, nem quente e nem frio, período de reprodução animal e do desabrochar das flores.

ATIVIDADES:
1- Porque ocorrem as modificações climáticas?
2- Quando ocorre o solstício?
3- A partir de quais fenômenos são definidas as modificações climática?
4- Quais são as estações do ano e em qual estação nós estamos?
5- Em qual estação ocorre o período mais quente do ano?
6- Qual é a data do seu aniversário e em qual estação do ano ele acontece?