Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2009

HIDROGRAFIA

Hidrografia

Num mundo em que a escassez de água será problema cada vez mais grave, o Brasil é um país privilegiado, por concentrar cerca de 12% das águas do planeta. Apesar disso, o Brasil acumula vários problemas pelo mal aproveitamento e pela execução de grandes usinas hidrelétricas, pela ocupação dos mananciais e pela poluição. Os rios de grandes cidades e os que atravessam importantes áreas agrícolas recebem os dejetos orgânicos e químicos (agrotóxicos) sem tratamento prévio. Poluição e morte têm sido o destino de importantes rios e poucas ações foram colocadas em prática para reverter este processo.
O Brasil possui, também, um dos mais elevados potenciais (capacidade) de geração de energia elétrica a partir da água. No entanto, metade deste potencial está situada na Amazônia distante dos grandes centros de consumo. As águas estão distribuídas irregularmente no território brasileiro e, próximo aos grandes centros econômicos e aglomerados populacionais, esse potencial está aproveitado praticamente em seu limite.

REGIÕES

DISPONIBILIDADE DERECURSOS HÍDRICOS (%)
POPULAÇÃO (%)

Norte
70%- rec. hídricos
7,6%- população
Centro-Oeste
15%- rec. hídricos
6,8%- população
Sudeste
6%- rec. hídricos
42,7%- população
Sul
6%- rec. hidrícos
14,8% - população
Nordeste
3% - rec. hídricos
28,1% - população

Fonte: IBGE (censo 2000) ANA (Agência Nacional das Águas - 2004)
Quatro bacias hidrográficas principais cobrem mais de 80% da superfície do território brasileiro: Amazônica, Tocantis, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco.

ATIVIDADE

1- Por que podemos dizer que o Brasil é um país privilegiado em relação aos recursos hídricos?
2- Em qual região do Brasil concentra-se a maior parte dos recursos hídricos?
3- Qual região brasileira possui menos recursos hídricos?
4- Quais são as quatro bacias hidrográficas principais que cobrem o território brasileiro?
5- Como é a distribuição das águas pelo território brasileiro?
6- Qual tem sido tem sido o destino de importantes rios?
7- Como é o potencial de geração de água no Brasil?

quarta-feira, 11 de março de 2009

ANIMAIS URBANOS


O processo de urbanização ocorreu no início do século XX, nesse período houve a introdução das indústrias em vários países que atraiu grande quantidade de pessoas para os centros urbanos, desencadeando assim o fenômeno do êxodo rural. A partir desse deslocamento por parte das pessoas, muitos animais passaram a viver e se adaptar às condições urbanas, assim alguns animais não vivem em outro ambiente. A fauna urbana é denominada pelos biólogos de fauna sinantrópica (do grego sýn = ação unida e ánthopos = homem), que corresponde a espécies de animais que sobrevivem na companhia do homem. Dentre os animais urbanos destaca-se a barata que é uma espécie de inseto de hábitos noturnos, tem a capacidade de se adaptar a diversos ambientes, é bastante encontrado em residências e estabelecimentos comerciais. Outro animal típico das cidades é o pardal, que corresponde a uma espécie de ave de origem européia, os primeiros chegaram ao território brasileiro em 1903, com o acelerado processo de urbanização e construção de rodovias os pardais se dispersaram por todo país, chegando até o estado do Amazonas em 1964. Os pardais constroem seus ninhos nas fendas de edificações comerciais, residenciais e telhados, essas aves se alimentam de restos de alimentos humanos, além de pequenos animais como insetos, larvas, frutos e sementes. Muitas vezes os animais que habitam as cidades são tratados como pragas e muitos deles são mesmo, porém em algumas oportunidades esses bichos podem ser benéficos, um exemplo disso são os morcegos que se alimentam de insetos e contribuem para a limpeza urbana.

ATIVIDADE:

1- Quando oocorreu o processo de urbanização e o que aconteceu nesse período?
2- O que você entende por êxodo rural?
3- Como a fauna urbana é denominada pelos biólogos e a que essa espécie corresponde?
4- Cite o nome de 03 animais urbanos
5- Qual a origem dos pardais e quando os primeiros chegaram ao território brasileiro?
6- Os animais urbanos que muitas vezes são tratados como pragas podem ser benéficos? Justifique.

O BRASIL

O Brasil é estudado pelas suas características físicas - relevo, hidrografia, clima, vegetação -, uma região natural e geográfica muito peculiar pela sua localização entre os trópicos. Suas terras ocupam quase a metade da América do Sul e sua população corresponde, proximadamente, à metade do total sul-americano. A maior parte do país está situada entre: o Equador e o Trópico de Capricórnio, o que faz com que predominem climas quentes e bastante úmidos e existam florestas e savanas.
O país possui,na região Nordeste, uma considerável extensão denominada por clima semi-árido, ocupadapor uma vegetação xerófila, e no Sul, um trecho de igual extensão dominado pelo climasubtropical, onde o solo é recoberto pela Mata de Araucária ou por campos limpos.
O povoamento é desigual: áreas praticamente vazias na Amazônia e no Centro-Oeste, contrastecom outras densamente ocupadas, sobretudo nos trechos da Região Sudeste mais próximos ao litoral.
País subdesenvolvido, mas dotado de notáveis recursos agrícolas, pecuários, energéticos e minerais, o Brasil oferece grandes contrastes: em alguns trechos são comuns a miséria, o subemprego e as práticas agrícolas primitivas; em outros, grandes aglomerados industriais atestam o alto grau de desenvolvimento tecnológico. Cerca de um terço dos rendimentos brasileiros provém da atividade industrial, merecendo destaque a fabricação de equipamentos elétricos e de comunicações, o processamento de alimentos e a fabricação de veículos. Em cada 100 brasileiros em idade produtiva, apenas 27, que significam 12,5% da população nacional, dedicam-se a atividades agrícolas.O país destaca-se mundialmente na produção e exportação dos seguintes produtos agrícolas: café, laranja, cana-de-açúcar, milho, soja, mandioca, arroz, algodão e cacau.
A grandeza do espaço territorial, que abarca metade da América do Sul, confere ao Brasil expressiva potencialidade mineral, com destaque para a produção de ferro, manganês, bauxita, chumbo, ouro, tungstênio, cobre e estanho. O petróleo e o carvão também são encontrados, mas em quantidadesainda insuficientes para atender às necessidades internas.
O Brasil tem quase a metade de seu território coberta pela floresta Amazônica, principal reserva de biodiversidade do planeta. Maior país tropical do mundo, apresenta grande variedade de paisagens, como o cerrado, a caatinga, a Mata Atlântica e o Pantanal Matogrossense. Ao longo de quase 8 mil km de extensão, o litoral possui manguezais, lagoas, coqueirais, serras e dunas. O relevo brasileiro é de baixa altitude e o ponto mais alto é o pico da Neblina, no Amazonas, com 3.014 metros.
A população brasileira é resultado de intensa miscigenação, desde o século XVI, entre índios, brancos e negros, trazidos em massa na época da escravidão. Nas regiões Sul e Sudeste, recebeu, ainda, forte influência da migração européia nos últimos 100 anos. A cultura nacional expressa essa multiplicidade, em particular a música popular brasileira, que é hoje reconhecida internacionalmente.
A economia brasileira é uma das maiores do planeta. Essencialmente agrícola durante mais de 450 anos, o Brasil realiza, nas últimas décadas, um intenso processo de implantação de indústrias, que respondem, hoje, por um terço do produto interno bruto (PIB) nacional. Os problemas sociais, porém, persistem, e o país registra a maior concentração de renda do mundo, de acordo com a ONU.
Atividades:

1- Qual a cidade que abriga a capital do Brasil?
2-Qual a localização geografica do Brasil?
3- Como é o povoamento no Brasil?
4- Quais os produtos agrícolas do Brasil?
5- Como é o relevo do Brasil?
6- O que pode ser dito acerca da cultura nacional ?
7- Cite alguns problemas sociais do Brasil.