Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2009

O BRASIL

O Brasil é estudado pelas suas características físicas - relevo, hidrografia, clima, vegetação -, uma região natural e geográfica muito peculiar pela sua localização entre os trópicos. Suas terras ocupam quase a metade da América do Sul e sua população corresponde, proximadamente, à metade do total sul-americano. A maior parte do país está situada entre: o Equador e o Trópico de Capricórnio, o que faz com que predominem climas quentes e bastante úmidos e existam florestas e savanas.
O país possui,na região Nordeste, uma considerável extensão denominada por clima semi-árido, ocupadapor uma vegetação xerófila, e no Sul, um trecho de igual extensão dominado pelo climasubtropical, onde o solo é recoberto pela Mata de Araucária ou por campos limpos.
O povoamento é desigual: áreas praticamente vazias na Amazônia e no Centro-Oeste, contrastecom outras densamente ocupadas, sobretudo nos trechos da Região Sudeste mais próximos ao litoral.
País subdesenvolvido, mas dotado de notáveis recursos agrícolas, pecuários, energéticos e minerais, o Brasil oferece grandes contrastes: em alguns trechos são comuns a miséria, o subemprego e as práticas agrícolas primitivas; em outros, grandes aglomerados industriais atestam o alto grau de desenvolvimento tecnológico. Cerca de um terço dos rendimentos brasileiros provém da atividade industrial, merecendo destaque a fabricação de equipamentos elétricos e de comunicações, o processamento de alimentos e a fabricação de veículos. Em cada 100 brasileiros em idade produtiva, apenas 27, que significam 12,5% da população nacional, dedicam-se a atividades agrícolas.O país destaca-se mundialmente na produção e exportação dos seguintes produtos agrícolas: café, laranja, cana-de-açúcar, milho, soja, mandioca, arroz, algodão e cacau.
A grandeza do espaço territorial, que abarca metade da América do Sul, confere ao Brasil expressiva potencialidade mineral, com destaque para a produção de ferro, manganês, bauxita, chumbo, ouro, tungstênio, cobre e estanho. O petróleo e o carvão também são encontrados, mas em quantidadesainda insuficientes para atender às necessidades internas.
O Brasil tem quase a metade de seu território coberta pela floresta Amazônica, principal reserva de biodiversidade do planeta. Maior país tropical do mundo, apresenta grande variedade de paisagens, como o cerrado, a caatinga, a Mata Atlântica e o Pantanal Matogrossense. Ao longo de quase 8 mil km de extensão, o litoral possui manguezais, lagoas, coqueirais, serras e dunas. O relevo brasileiro é de baixa altitude e o ponto mais alto é o pico da Neblina, no Amazonas, com 3.014 metros.
A população brasileira é resultado de intensa miscigenação, desde o século XVI, entre índios, brancos e negros, trazidos em massa na época da escravidão. Nas regiões Sul e Sudeste, recebeu, ainda, forte influência da migração européia nos últimos 100 anos. A cultura nacional expressa essa multiplicidade, em particular a música popular brasileira, que é hoje reconhecida internacionalmente.
A economia brasileira é uma das maiores do planeta. Essencialmente agrícola durante mais de 450 anos, o Brasil realiza, nas últimas décadas, um intenso processo de implantação de indústrias, que respondem, hoje, por um terço do produto interno bruto (PIB) nacional. Os problemas sociais, porém, persistem, e o país registra a maior concentração de renda do mundo, de acordo com a ONU.
Atividades:

1- Qual a cidade que abriga a capital do Brasil?
2-Qual a localização geografica do Brasil?
3- Como é o povoamento no Brasil?
4- Quais os produtos agrícolas do Brasil?
5- Como é o relevo do Brasil?
6- O que pode ser dito acerca da cultura nacional ?
7- Cite alguns problemas sociais do Brasil.