Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O CONTINENTE EUROPEU

PAÍSES:


- Europa Oriental: Albânia, Armênia, Azerbaidjão, Belarus, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, parte européia da Federação Russa, Geórgia, Hungria, Iugoslávia, Letônia, Lituânia, Macedônia, Moldávia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Ucrânia e parte européia da Turquia.

- Europa Ocidental: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda (Países Baixos), Irlanda, Islândia, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Mônaco, Noruega, Portugal, Reino Unido, San Marino, Suécia, Suíça e Vaticano.

GEOGRAFIA: A Europa pertence, com a Ásia, a uma massa de terra chamada Eurásia. É o segundo menor continente do mundo, com uma área de 10.349.915 quilômetros quadrados, que inclui a parte européia da Federação Russa e da Turquia. É banhado, ao Norte, pelo mar Glacial Ártico; a oeste, pelo oceano Atlântico e ao sul pelo mar Mediterrâneo. A fronteira convencional com a Ásia compreende os montes Urais, o rio Ural, o mar Cáspio, as montanhas do Cáucaso e o mar Negro. O litoral é bastante recortado. Apresenta cinco grandes penínsulas - Ibérica, Itálica, Balcânica, Escandinava e da Jutlândia - e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais Grã-Bretanha, Islândia, Córsega, Sicília e Creta.
A maior parte do território europeu é formada por planícies. O relevo montanhoso prevalece na porção norte - onde situam-se os montes Escandinavos e as cadeias das ilhas Britânicas - e na porção sul, Pirineus, Alpes, Cárpatos e Bálcãs. No centro existe uma vasta planície que se estende, quase sem interrupção, dos Pirineus aos montes Urais. O continente não abriga rios extensos: o maior deles, o Volga, tem 3.531 quilômetros.
Embora o clima temperado predomine na Europa, a latitude e a influência do oceano e da massa continental asiática determinam variações nas regiões. A distribuição da vegetação obedece às diferenças climáticas. O sul caracterizase pelo clima mediterrâneo e pela vegetação de arbustos. Nas porções central e leste, o clima é continental e torna-se cada vez mais frio à medida que se
avança para o interior - florestas temperadas e de coníferas ocupam essa faixa.
No noroeste prevalece o clima oceânico. O extremo norte tem clima polar e a vegetação típica é a tundra. Cerca de 68% das florestas originais da Europa, sem considerar a área da Federação Russa, já foram desmatadas, de acordo com o World Resources Institute. As maiores extensões de mata nativa são de coníferas e encontram-se na Suécia e na Finlândia.

ECONOMIA: Sede de Revolução Industrial, a Europa é o primeiro continente a modernizar sua economia. Até hoje seu parque industrial é um dos mais avançados do mundo e, nas últimas décadas, registra-se uma progressiva expansão dos serviços. No entanto, existem contrastes de desenvolvimento entre as prósperas nações capitalistas do Ocidente e os países do antigo bloco comunista.
Grande parte desses países ainda apresenta problemas graves de pobreza e subdesenvolvimento. Conforme relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), cerca de 25% dos habitantes do Leste Europeu estão abaixo do nível de pobreza e 32% vivem com até 4 dólares por dia.

Integração econômica: A expectativa de que a moeda única vai integrar os mercados de bens e serviços dos países da EU triplicou o valor dos papéis europeus nos mercados de capitais nos primeiros três trimestres de 1999. Os baixos juros mantidos pelo Banco Europeu durante o ano ajudaram as empresas a iniciar um processo de fusões e aquisições que atingiu, apenas no primeiro semestre, mais de US$ 500 bilhões em toda a Europa. Um dos maiores desafios
continua sendo o desemprego, que atinge 9,4% da população dos países da zona do euro . Essa taxa já reflete a recente recuperação da economia, mas ainda é muito superior aos índices registrados nas décadas passadas.
A produção agropecuária é grande. Os principais produtos são leite, carne bovina e suína, centeio, batata, aveia e trigo. O setor, porém, emprega menos de um oitavo da força de trabalho, em razão da elevada mecanização das propriedades.
Essa produção aumenta no sudeste, em países como a Albânia, e no leste, onde ainda existem as antigas unidades coletivistas, instituídas durante o período comunista. Na mineração destaca-se a extração de carvão e minério de ferro. Federação Russa, Holanda (Países Baixos) e Reino Unido lideram a produção mundial de gás natural. A maioria dos países depende da importação
de petróleo.


POPULAÇÃO: A Europa possui 745,6 milhões de habitantes. Apresenta a menor taxa de crescimento demográfico do mundo - próxima a zero entre 1995 e 2000, conforme projeção do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
É o continente de povoamento mais uniforme. A concentração populacional é alta no centro e no oeste e menor nas porções norte e leste. Predominam grandes cidades, como Moscou, Londres, São Petersburgo, Berlim, Madri, Roma e Paris. As línguas mais difundidas pertencem aos ramos etnolingüísticos latino (integrado pelo espanhol, italiano, francês e português), germânico (formado por alemão, inglês e idiomas escandinavos) e eslavo (constituído de russo, búlgaro,
servo-croata e ucraniano, entre outros). O cristianismo é a principal religião da Europa. No continente existe um número significativo de adeptos tanto do catolicismo quanto do protestantismo e da Igreja Ortodoxa.

Após a leitura do texto, responda as questões:

1) Marque OC para países da Europa Ocidental e OR para os da Europa Oriental:

( ) Republica Tcheca

( ) Reino Unido

( ) França

( ) Polônia


( ) Grécia

2) A que massa de terra a Europa pertence, juntamente com a Ásia?

3) O que compreende a fronteira convencional da Europa com a Ásia?

4) Quais são as penínsulas da Europa?

5) Considerando que a Europa possui um parque industrial avançado, podemos afirmar que todos os países europeus apresentam o mesmo nível de desenvolvimento? justifique.

6) Comente sobre o desemprego na Europa.

7) Quais os principais produtos agropecúarios produzidos na Europa?

8) Em relação a concentraçaõ populacional européia, em que regiões ocorrem maior e menor concentração?

9) Nas afirmativas abaixo, marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) A maioria das países europeus não dependem da importação de petroléo.

( ) Planícies são as formas de relevo predominante na Europa.

( ) A religião predominante no continente europeu é o cristianismo.

( ) A Europa apresenta a maior taxa de crescimento demográfico do mundo.