Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2008

O TRABALHO HUMANO


Desde que surgiu, há mais ou menos 2 milhões de anos, o homem vem se multiplicando e ocupando quase todos os recantos do nosso planeta. Por ser capaz de alterar os ciclos da natureza, de controlar os demais seres vivos, de construir ou modificar o ambiente em que vive, o homem ocupa uma posição incomparável na superfície terrestre.
O espaço geográfico depende da maneira como o homem, em sociedade, utiliza as diferentes paisagens naturais para produzir os meios necessários à sua existência.
É o homem, portanto, que constrói o espaço em que vive. É o agente fundamental na formação e modificação do espaço geográfico.
Observar o que as pessoas de determinado país consideram necessidade e como as satisfazem revela o grau de desenvolvimento e de desigualdade que existe nessa sociedade. Nos países pobres, por exemplo, grande parte da população não tem condições de satisfazer suas necessidades básicas, ou seja, vive em estado de miséria.
Já nos países desenvolvidos, a maior parte da população satisfaz sua necessidade de vestuário, por exemplo, mas não apenas com a função de se proteger.
A maneira de se vestir também é influenciada pela moda. Assim, as pessoas compram roupas novas não porque estejam precisando, mas apenas para satisfazer a necessidade de se vestir de acordo com o padrão daquele momento.
A constante alteração dos padrões de consumo não ocorre apenas com relação ao vestuário. A
indústria substitui por modelos novos os utensílios e objetos que fabrica, como móveis, aparelhos domésticos, brinquedos, automóveis, calçados etc. Isso cria nas pessoas a "necessidade" de trocá-los, mesmo que seus objetos ainda estejam funcionando perfeitamente. Por essa razão, o uso de recursos naturais torna-se cada vez mais intenso, pois todos esses produtos são feitos com materiais extraídos da natureza.
No tipo de sociedade em que vivemos, portanto, a natureza é cada vez mais alterada pela ação
do homem, que, para satisfazer suas necessidades, procura aproveitar os diversos recursos oferecidos pela natureza. Retiram seus alimentos da flora e da fauna. Constroem suas habitações com materiais extraídos das rochas e das árvores. Fabricam seus meios de transporte aproveitando a madeira e, principalmente, os minerais.
Ao longo do texto, percebemos que o homem aproveita alguns recursos naturais e os transforma.
Essa ação de transformar os recursos naturais em bens para satisfazer suas necessidade é um trabalho.
Todos os bens podem ser vendidos e comprados, isto é, estão no mercado, constituem mercadorias. Portanto, a maioria das mercadorias é criada pelo trabalho humano. Como exemplo, a extração da borracha na região amazônica, que serve de apoio a atividades industriais.
A produção de mercadorias não é suficiente para a sobrevivência dos homens e da sociedade.
Além de serem criadas, as mercadorias devem, também, ser distribuídas entre as pessoas. Por exemplo, não basta plantar e colher feijão, é preciso transportá-lo até os centros urbanos, onde será comprado e consumido.
A paisagem do meio natural constitui o habitat onde vivem os grupos humanos. Ambos, o homem
e o meio natural, vivem numa relação de interdependência que é variada nas diversas regiões do globo, sendo a passividade de um dependente do outro.
No habitat rural são praticadas as atividades primárias, isto é, agricultura, a pecuária e a silvicultura.
O habitat rural é disperso quando as habitações são distantes uma das outras, não apresentando relações de vizinhança. Essa dispersão de habitações é própria de regiões onde predominam pequenas propriedades. O habitat rural disperso, no Brasil, é constituído por pequenas propriedades como sítios e fazendas com atividade primária extensiva.
Dentro do habitat de transição temos os habitat rururbano e suburbano. O habitat rururbano é uma transição histórica entre o habitat rural e o urbano. É um aglomerado que já deixou de ser rural, mas ainda não se tornou urbano. É uma vila ou povoado sem autonomia político –administrativa e que pertence a uma cidade, distante até dezenas de quilômetros.

Após a leitura do texto, responda as questões:

1) Quem é o agente fundamental na formação e modificação do espaço geográfico?

2) É possivel verificar no nível de desenvolvimento e desiguladades de um país observando o que as pessoas consideram como necessidades e a maneira como as satisfazem? justifique.

3) Porque o uso dos recursos naturais torna-se cada vez mais intenso?

4) O que constitui o habitat?

5) Que atividades são praticadas no habita rural?

6) Quando o habitat rural e disperso?

7) O que é um habitat rururbano?

8) Dê 03 exemplos de mercadorias criadas pelo trabalho humano: