Páginas

segunda-feira, 29 de março de 2010

FUSO HORÁRIO

Que horas são?
Rigorosamente falando, para cada ponto da superfície terrestre haverá uma resposta para a pergunta, pois a indicação das horas depende da posição em que estamos em relação ao Sol. Para que todos utilizassem um sistema horário uniforme, foram adotados, desde o final do século XIX, os fusos horários, que são cada uma das 24 áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo.
O observatório inglês de Greenwich passou a sensibilizar o primeiro meridiano internacional ou meridiano referencial, que equivale a zero grau de longitude.
A contagem das horas começa aí e a hora de Greenwich foi adotada como hora-padrão, base do horário legal convencionado e adotado em todo o mundo.
As terras situadas a oeste do meridiano de Greenwich têm horários atrasados em relação a ele, ocorrendo o contrário nas terras situadas a leste. Para cada fuso, contamos uma hora de atraso ou adiantamento. Por exemplo, se em Greenwich é meio dia, a 15 graus de longitude oeste serão 11 horas e a 15 graus de longitude leste serão 13 horas.
Resumindo, há 24 horários diferentes no nosso planeta, isto é, 24 fusos horários.
Cada fuso abrange uma faixa de terras com cerca de 15º de longitude e vai de um pólo a outro, cortando o Equador.

O fuso horário inicial fica ao redor do meridiano de Greenwich, abrangendo partes da África, da Europa e da Antártida. Quando nesse fuso é meio dia, para leste as horas vão aumentando de 15 em 15 graus aproximadamente: 1 hora da tarde no primeiro fuso horário, 2 horas no segundo, e assim por diante até chegar ao décimo segundo fuso (o último a leste), onde será meia-noite.
Nesse fuso, que possui o horário mais adiantado do globo, localizam-se a Nova Zelândia (ao Sul) e a parte leste da Rússia.
Para oeste ocorre a mesma coisa, só que os horários vão diminuindo: o primeiro fuso marcará nesse instante 11 horas da manhã, o segundo fuso 10 horas, e assim por diante, até chegar ao décimo segundo fuso (o último a oeste), onde, nesse instante, os relógios estarão marcando zero hora. Nesse fuso, que possui o horário mais atrasado do mundo, ficam o Alasca (ao norte) e inúmeras ilhas do oceano Pacífico (ao Sul).

ATIVIDADE:

1- O que são fusos horários?

2- Quantos fusos existem na superfície terrestre?

3- Marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) No fuso que possui o horário mais atrasado do mundo ficam o Alasca ( norte ) e as
inumeras ilhas do Oceano Pacífico( ao sul )
( ) O fuso horário mais adiantado do Globo localizam-e na Nova Zelândia(ao sul) e parte leste da Rússia.
( ) Cada fuso abrange uma faixa de terras de 15° de longitude.

( ) Para leste as horas vão diminuindo e para oeste vão aumentando.
( ) O fuso horário inicial fica ao redor do meridiano de Greenwich.

4-Sabendo-se que a cidade A e a cidade B localizam-se a 90° de longitude uma da outra. Quantas horas há de diferença entre as duas cidades ?

5-Elabore e digite 4 peguntas e respostas sobre projeções cartográficas pag.383 a 386.