Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2008

MULTINACIONAIS E TRANSNACIONAIS

As empresas multinacionais, tão presentes no nosso dia-a dia, são manifestação da fase atual do capitalismo- o Capitalismo Financeiro ou monopolista. Nessa fase do capitalismo as características marcantes são: a presença do Estado na economia e as Multinacionais.
Essas empresas que se constituem em grandes conglomeradas industriais e financeiros, surgem da evolução das industrias de grande porte na fase industrial do capitalismo.
São portanto, as multinacionais uma manifestação do aprimoramento que o centro faz na periferia do capitalismo, na qual ultrapassou-se a simples compra de matéria-prima pelo centro e de industrializados pela periferia. As relações são mais complexas e, apesar de evoluírem, ainda continuam desiguais.


AS MULTINACIONAIS E AS TRANSNACIONAIS

Denomina-se Transnacionais as empresas sediadas num país e que operam sua produção ou parte dela em outro; enquanto que as Multinacionais, como o próprio termo apresenta significa as empresas, cujas várias fases de produção se complementam entre unidades produtivas de váriadas nacionalidade. Na realidade os dois termos, pelo uso comum acabavam fundindo-se, e acabaram por serem usados para denominar, de forma genérica as grandes empresas que, sediadas geralmente no capitalismo central, nos países desenvolvidos, operam ou controlam a produção no capitalismo periférico, no mundo subdesenvolvido.
A ação dessas empresas no mundo subdesenvolvido dá-lhes um peso bastante grande no contexto econômico das países mais atrasados do capitalismo, pois matem agregados à sua produção segmentos da economia e os esforços de uma região a qual acaba dependente.
As multinacionais passaram a se disseminar de maneira mais agressiva pelo mundo subdesenvolvido após a Segunda Guerra Mundial.
Tinham como atrativos, na periferia do capitalismo a mão-de-obra abundante e barata, a energia e a matéria-prima a custos reduzidos e baixos impostos.
Todos esses fatores possibilitaram a maximização do lucro dessas empresas, cuja produção geralmente à exportação para os países-sede.
As multinacionais têm, evidentemente, um interesse pelo mercado consumidor, impondo um novo padrão de consumo.
Mais recentemente, o Terceiro Mundo passou a oferecer um atrativo a mais para a ação das multinacionais. Com a questão ambiental evoluindo e colocando em xeque, as nações periféricas, por apresentarem regulamentos às agressões ao meio ambiente menos restritos, constituem áreas potencialmente mais vantajosas que o Primeiro Mundo, onde as leis ambientais são severas. É claro que as multinacionais não procuram no Terceiro Mundo recursos a serem degradados, mas a negligência ambiental desses países, sem duvida, seduz o capital estrangeiro.
Concluindo, a transferência de bens de produção e capitais, cada vez maiores para o mundo subdesenvolvido, além de manter ou ampliar o capital das multinacionais , integra cada vez mais a economia internacional e, sobretudo acentua as desigualdades entre o centro e a periferia, perpetuando a dependência e a subordinação dos pobres aos ricos
.
---------------------------------------------------------------------

Com base na leitura do texto, responda:

1. O que são Multinacionais?
2. Como surgiram as Multinacionais?
3. O que são Transnacionais?
4. Por que as Multinacionais se interessam pelos países subdesenvolvidos?
5.Cite as Multinacionais que voce conhece que atuam no Brasil.
6.Por que as Multinacionais acabam por acentuar as diferenças entre países ricos e pobres?