Páginas

sábado, 3 de maio de 2008

FUSOS HORÁRIOS

Que horas são?
Rigorosamente falando, para cada ponto da superfície terrestre haverá uma resposta para a pergunta, pois a indicação das horas depende da posição em que estamos em relação ao Sol. Para que todos utilizassem um sistema horário uniforme, foram adotados, desde o final do século XIX, os fusos horários. Assim, a Terra foi dividida em 24 fusos que corresponde a cada uma das 24 horas do dia e limitados por meridianos que distam 15 graus um do outro.
O observatório inglês de Greenwich passou a sensibilizar o primeiro meridiano internacional ou meridiano referencial, que equivale a zero grau de longitude.
A contagem das horas começa aí e a hora de Greenwich foi adotada como hora-padrão, base do horário legal convencionado e adotado em todo o mundo.
As terras situadas a oeste do meridiano de Greenwich têm horários atrasados em relação a ele, ocorrendo o contrário nas terras situadas a leste. Para cada fuso, contamos uma hora de atraso ou adiantamento. Por exemplo, se em Greenwich é meio dia, a 15 graus de longitude oeste serão 11 horas e a 15 graus de longitude leste serão 13 horas.
Resumindo, há 24 horários diferentes no nosso planeta, isto é, 24 fusos horários.
Cada fuso abrange uma faixa de terras com cerca de 15º de longitude e vai de um pólo a outro, cortando o Equador.
O fuso horário inicial fica ao redor do meridiano de Greenwich, abrangendo partes da África, da Europa e da Antártida. Quando nesse fuso é meio dia, para leste as horas vão aumentando de 15 em 15 graus aproximadamente: 1 hora da tarde no primeiro fuso horário, 2 horas no segundo, e assim por diante até chegar ao décimo segundo fuso (o último a leste), onde será meia-noite.
Nesse fuso, que possui o horário mais adiantado do globo, localizam-se a Nova Zelândia (ao Sul) e a parte leste da Rússia.
Para oeste ocorre a mesma coisa, só que os horários vão diminuindo: o primeiro fuso marcará nesse instante 11 horas da manhã, o segundo fuso 10 horas, e assim por diante, até chegar ao décimo segundo fuso (o último a oeste), onde, nesse instante, os relógios estarão marcando zero hora. Nesse fuso, que possui o horário mais atrasado do mundo, ficam o Alasca (ao norte) e inúmeras ilhas do oceano Pacífico (ao Sul).
Quantos fusos horários existem no Brasil?
O Brasil é um país muito extenso: de leste para oeste tem aproximadamente 4320 km. Além disso, ele possui algumas ilhas no oceano Atlântico, que ficam a 1100 Km do litoral. Não é possível estabelecer apenas um horário num território tão grande. Por isso, existem, no Brasil, quatro fusos horários.
O primeiro deles, com a hora mais adiantada, abrange as ilhas de Fernando de Noronha, Trindade, Martim Vaz e Penedos de São Pedro e São Paulo. Este fuso está duas horas atrasado em relação à hora de Londres, isto é, a hora do fuso inicial, por onde passa o meridiano de Greenwich.
O segundo fuso é o mais importante, porque determina a hora oficial do país, a hora de Brasília: abrange todos os estados litorâneos e também Goiás, Tocantins e Minas Gerais. O estado do Pará é o único que ficou cortado ao meio por esse fuso. Os outros estados possuem todo o seu território situado nele. Em relação à hora do meridiano de Greenwich, esse fuso apresenta um atraso de
três horas.
O terceiro fuso horário abrange os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, a porção oeste do Pará, Roraima, Rondônia e a maior parte do estado do Amazonas. Está quatro horas atrasado em relação à hora em Londres e uma hora em relação a Brasília.
O quarto e último fuso horário do Brasil compreende a parte ocidental do Amazonas e o estado do Acre. Está cinco horas atrasados em relação à hora de Greenwich e duas horas em relação a Brasília.


ATIVIDADE:

1- O que são fusos horários?

2- Quantos fusos existem na superfície terrestre?

3- Quantos e quais são os fusos horários do Brasil?

4- Os Estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Tocantins estão localizados no:

( ) 1º fuso hórário do Brasil.
( ) 2º fuso horário do Brasil.
( ) 3º fuso horário do Brasil.
( ) 4º fuso horário do Brasil.

5- Pela localização geográfica do Brasil, pelas latitudes e longitudes, em
que localidade é baseada a hora oficial do país?

6- Marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) em relação ao meridiano de Greenwich, é correto afirmar que é o
meridiano principal, pois a contagem das horas começa a partir dele.
( ) no fuso que possui o horário mais atrasado do mundo ficam o Alasca e as
ilhas do Oceano Pacífico.
( ) no fuso horário mais adiantado do Globo localizam-se a Nova Zelândia
(ao Sul) e a leste a Rússia.
( ) pela extensão territorial do Brasil e a localização em relação ao meridiano
de Greenwich, ele possui apenas 2 fusos horários.