Páginas

sexta-feira, 16 de maio de 2008

AS REGIÕES BRASILEIRAS

Região Norte

Estados: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá e Tocantins.A Região Norte compreende principalmente a bacia do Amazonas. É amplamente coberta pela exuberante floresta tropical. O rio Amazonas atravessa a região no sentido oeste-leste e desemboca no Oceano Atlântico. Existem vários outros rios nessa área. Em termos de volume, a região apresenta a maior concentração de águas do mundo - 1/5 de toda a reserva mundial. Suas duas principais cidades são Manaus, capital do estado do Amazonas, e Belém, capital do estado do Pará.A Bacia do Amazonas tem oferecido aos europeus, desde sua descoberta, visão tentadora de suas riquezas naturais. Até a metade do século XIX, entretanto, a região não exibia vitalidade econômica. A Amazônia ganhou notoriedade com a crescente demanda pela borracha, no final do século XIX. A população aumentou mais de seis vezes e a renda local cresceu doze vezes entre 1850 e 1910, quando o mercado da borracha entrou em declínio.O governo subsidiou vários projetos de colonização, todos calcados na noção de que as áreas despovoadas da floresta amazônica seriam uma opção segura para absorção dos camponeses famintos do Nordeste.O incentivo governamental para encorajar o desenvolvimento agrícola na Amazônia levou a região a sofrer com os problemas ambientais. Projetos de desenvolvimento e migração interna durante a década de 70 resultaram no desmatamento de cerca de 350.000 km². As queimadas na mata tornaram-se uma preocupação mundial. Devido a essas circunstâncias, o governo brasileiro adotou várias políticas para controlar o desenvolvimento na região. Incentivos fiscais e créditos oficiais para a pecuária e projetos agrícolas foram suspensos. A exportação de madeira foi proibida. Desde 1989, o ritmo do desmatamento foi reduzido pela metade, deixando 91,5% da Amazônia intactos. Atualmente, a proteção da Amazônia é monitorada por satélites, e os esforços internos são reforçados pela comunidade internacional por meio do Programa Piloto para a Proteção da Floresta Tropical Brasileira, que é patrocinado pela Comunidade Européia, pelos Estados Unidos e uma dúzia de outros países.

Região Nordeste

Estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.Grandes faixas dessa região, que contém quase 30% da população brasileira, estão cronicamente sujeitas à seca. A área, entretanto, tem possibilidades econômicas importantes, que incluem campos de petróleo de grande potencial. O Governo Federal, por meio da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), tem dado atenção especial à região Nordeste. Recursos consideráveis foram alocados para seu desenvolvimento, com significativo sucesso.Pernambuco e Bahia foram os primeiros maiores centros do Brasil Colonial e ainda hoje exercem uma forte influência na cultura do País. Muito do que é caracteristicamente brasileiro em termos de música, folclore, cozinha e hábitos sociais tem origem nessa região. As duas maiores cidades do Nordeste são Recife e Salvador.

Região Sudeste

Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.As areas altamente industrializadas que cercam as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte formam o eixo econômico do Brasil. Grande parte da população do Brasil concentra-se nessa região. A área é rica em minerais e sua agricultura, a mais avançada do País, produz café e grãos para exportação, assim como variedade de alimentos frescos e industrializados, leite e carne para o consumo interno.A região abrange 42,5% da população brasileira, além de ser responsável por 59,41% do produto interno bruto (PIB) nacional. O analfabetismo na região é de 8,7%, enquanto que o índice nacional é de 14,7%.São Paulo concentra o maior parque industrial e fomenta 37% do PIB do país.

Região Sul

Estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.Essa região é igualmente bem desenvolvida e mantém bom equilíbrio entre os setores agrícola e industrial. Em direção ao sul, há amplas planícies chamadas "pampas", onde as tradicionais atividades do pastoreio deram origem ao "gaúcho", o equivalente brasileiro do "cowboy". A oeste, na fronteira entre o Brasil e a Argentina, estão as belas e famosas Cataratas do Iguaçu. A menos de 20 km de distância, no Rio Paraná, que separa o Brasil do Paraguai, encontra-se a grande usina hidrelétrica de Itaipu. A maior cidade dessa região é Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, estado localizado no extremo meridional do Brasil.

Região Centro-Oeste

Estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e Distrito Federal.Essa região, coberta por extensas planícies e pastagens tropicais, vive intenso processo de urbanização. O clima da região é tropical, com chuvas de verão. A base da economia do Centro-Oeste é a agroindústria. Estimativas oficiais sugerem que a participação do setor no PIB nacional esteja entre 40% e 60%. A região é a maior produtora de soja, sorgo e girassol, além de ser o segundo maior produtor de arroz e o terceiro de milho do país. O Centro-Oeste possui, ainda o maio rebanho bovino do Brasil, com cerca de 50,7 milhões de cabeças de gado.é ainda pouco povoada. Embora ainda uma das mais isoladas áreas do País, experimentou rápida expansão de sua produção rural e o estabelecimento de novas indústrias. Nela se localiza a capital do País, Brasília, fundada em 1960. O Governo Federal reservou vastas áreas no Centro-Oeste como reservas destinadas às tribos indígenas que originalmente ali viviam. Também nesta região encontra-se um paraíso da vida selvagem, o Pantanal Mato-Grossense.

ATIVIDADES:

1- Qual região do Brasil concentra o maior volume de águas do mundo e qual rio atravessa essa região de oeste a leste?

2-Projetos de desenvolvimento e migração causaram problemas ambientais para a região norte. Que problemas foram esses e quais as medidas adotadas pelo governo para controlar o desenvolvimento da região?

3-Em relação à região centro-oeste, responda:
a) Qual é a base da economia?
b) Quais os principais produtos?
C) Como é o rebanho bovino?

4) Em relação a região Sudeste, como é:
a) O índice populacional:
b) A taxa de analfabetismo:
C) O PIB - ( Produto Interno Bruto )

5- Comente sobre o desenvolvimento da região Sul.

6- Quais as maiores cidades das regiões:
a) Nordeste:
b) Sul:
c) norte:
7- Em torno de quais cidades estão as áreas altamente industrializadas que formam o eixo economico do Brasil? em qual região estão localizadas essas cidades?

8- Qual região abriga a capital do nosso país e também o Pantanal mato-grossense?

9- As Cataratas do Iguaçú estão na fronteira entre quais países?