Páginas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CORREÇÃO PAG. 168/169 - 2º Período

Pág. 168
1-O Brasil tem vantagem de contar com grande potencial de geração de energia elétrica a partir de recursos renováveis, como os rios , a enorme extensão de terras agricultáveis para adquirir biomassa, a energia solar e os ventos.

2- Porque o mundo pode entrar em colapso se forem mantidos os atuais modelos de desenvolvimento econômico com base no consumo de petróleo, além disso há o problema ambiental vinculado ao uso indiscriminado dos derivados de petróleo e o fato de um terço da população mundial não dispor de energia elétrica, que é uma condição básica para o desenvolvimento econômico e social.

3- O território brasileiro é recortado por diversas bacias hidrográficas com alto potencial de produção de energia elétrica.

5- A energia solar é obtida de forma direta, por meio de células fotovoltaicas, que convertem a luz solar em eletricidade, ou indireta, por meio de construção de usinas em áreas de grande insolação, onde se instalam espelhos coletores direcionados para uma tubulação inoxidável ou compartimento que contenha só ar.

Pág. 169

1-
a) Os peixes estão adaptados ao ciclo natural de secas e cheias dos rios, o qual é desregulado pelas barragens quando há necessidade de aumentar ou reduzir o nível da represa; as represas retêm o s nutrientes; os pescadores esportistas introduzem espécies de outras regiões, que acabam devorando as espécies locais.

b) No Sudeste, além dos problemas listados no Brasil como um todo, há os agravantes da poluição e do desmatamento. A poluição é decorrente dos esgotos domésticos e industriais e do uso de agrotóxicos . O desmatamento principalmente o ciliar, promove a derrubada dos barrancos, com o assoreamento dos leitos e a redução das águas provenientes das nascentes.

2- No caso das barragens, somente com a introdução permanente das espécies locais e o controle e conscientização dos pescadores. Com relação à poluição, podem se citar os casos do Rio Tamisa na Inglaterra , e do Reno na Alemanha que foram despoluídos e protegidos por leis ambientais. Com relação aos desmatamentos, alguns casos podem ser revertidos por meio de reflorestamentoe da fiscalização rigorosa.