Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CORREÇÃO PÁG. 264- 3° ANO

1- com a Revolução Industrial, as novas oportunidades de trabalho na zona urbana atraíram pessoas que haviam perdido terras e emprego no campo, devido à introdução de novas tecnologias na produção agrícola.

2-Urbanismo é o conjunto de medidas técnicas, administrativas, econômicas e sociais tomadas visandoao desenvolvimento racional e humano das cidades. A miséria e as condições insalubres em que vivia operariado nas grandes cidades industriais européias do século XIX podiam tornar-se o estopim de revoltas populares e levar à revolução socialista.

3- *No mundo desenvolvido: decorrente da transferência da população do campo ( setor primário) para as cidades, primeiro para a indústria ( setor secundário ) e depois para os serviços ( setor terciário ).
*No mundo subdesenvolvido: urbanização mais rápida a partir da década de 1950, com a população do campo assumindo atividades do terciário, principalmente na economia informal, absorvem a maior parte dessa população.

4- cidades que concentram as oportunidades econômicas, constituindo polos de atração de população.

5- *Fatores de natureza quantitativa: número de habitantes; concentração de empresas industriais, comerciais e de serviços; concentração de capital e de investimento de capital.
*Fatores de natureza qualitativa: infra -estrutura moderna; maior oferta de atividades culturais; centros avançados de educação formal; meio técnico-cientifico-informacional; oportunidades de ascensão social.