Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2008

CIDADÃO

Tá vendo aquele edifício, moço?
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição
Era quatro "condução"
Duas para ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto,
olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
e me diz desconfiado: tu tá aí admirado,
ou tá querendo roubar? [...]
Tá vendo aquele colégio, moço?
Eu também trabalhei lá
Lá eu quase me arrebento,
fiz a massa, pus cimento
Ajudei a rebocar
Minha filha inocente,
vem pra mim toda contente
Pai, vou me matricular
Mas me diz um cidadão:
Criança de pé no chão
aqui não pode estudar [...]

Ramalho, Zé. Frevoador. Columbia
( sony music), 1992, faixa 6.

Atividade:

Após a leitura de um trecho da música Cidadão, responda ás questões propostas.

a) Na sua opinião os personagens da música são importantes para os lugares citados? Por quê?

b) Em quais lugares o narrador-personagem da música e sua filha estão sendo privados de entrar?

c) Essa situação descrita na música, é uma realidade atual do nosso país? justifique sua resposta.

d) Sabendo o termo cidadão se refere a uma pessoa que possui direitos civis e políticos em um estado, responda: você mudaria o título da música ou acha que ele está apropriado à situação descrita pelo compositor?