Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2008

A ROTAÇÃO DA TERRA


Rotação é o movimento que a Terra faz ao girar em torno de seu próprio eixo no sentido anti-horário. Não só a Terra, mas todos os planetas do sistema solar e o Sol realizam o movimento de girar em torno de si mesmo. A rotação completa da Terra (360º) dura exatamente 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos.

Esse movimento é responsável por pela existência dos dias e das noites. Quando um lado da Terra está para o lado do sol, é dia, consequentemente, do lado oposto é noite. Sem o movimento da Rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento desempenha um papel primordial no equilíbrio de temperatura e composição química da atmosfera.

A Terra realiza o movimento de rotação a uma velocidade impressionante: medida na linha do equador, ela atinge 1,674 km/h. É mais rápida que o som, que se propaga a cerca de 1,2 mil km/h. A velocidade de rotação de Júpiter, o maior planeta do sistema solar, é de 40 mil km/h na linha do equador.

A rotação do planeta Terra ocorre de oeste para leste, ou seja, o Leste vê o nascer do sol primeiro que o Oeste. Um exemplo disso é o caso do Brasil e do Japão, onde a diferença de fusos horários é exatamente 12 horas, assim, quando no Japão são 6h da manhã, no Brasil são 6h da tarde.


ATIVIDADES:

1-marque V para verdedeiro e F para falso:

( ) No movimento de rotação a Terra gira em torno do seu próprio eixo no sentido horário.
( ) Só a Terra faz o movimento de rotação em torno do Sol.
( ) O movimento de rotação é responsável pela existência dos dias e das noites.
( ) O movimento de rotação dura aproximadamente um dia.
( ) A velocidade de rotação do planeta Júpiter é maior que a da Terra.
( ) Quando no Brasil é dia, no Japão é noite.

2- O que é movimento de rotação?
3- Em que sentido ocorre o movimento de rotação?
4- Qual hemisfério vê primeiro o nascer do sol?
5- Sem o movimento de rotação haveria vida na Terra? Justifique sua resposta.